Panorama Acuicola 

English | Español

No AP, criações de peixes em cativeiro passarão por inspeção sanitária

Noticias del día14 de febrero de 2017

Os servidores foram capacitados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Eles foram habilitados sobre como identificar doenças em diversas espécies de peixe, entre elas, as causadas por fungo e parasitas.

Brasil: Diagro mapeia cadeia produtiva e cadastrará piscicultores antes da inspeção.Agência também prevê fortalecer ações em barreiras sanitárias e indústrias.Criações de peixes em cativeiro serão inspecionadas pela Agência de Defesa Agropecuária (Diagro).

O órgão atualmente faz o mapeamento da cadeia produtiva do estado para depois realizar a avaliação sanitária, prevista para março, antes da Semana Santa, quando o consumo tende a aumentar. Também está previsto um cadastro dos piscicultores a fim de aumentar o controle sobre a comercialização.De acordo com a Diagro, a inspeção partiu da percepção do aumento da criação de peixes em cativeiro e pelo fato de o Amapá ter a segunda maior costa pesqueira do país. Atualmente, a agência monta uma equipe de pesquisas específicas do setor.

Os servidores foram capacitados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Eles foram habilitados sobre como identificar doenças em diversas espécies de peixe, entre elas, as causadas por fungo e parasitas.“A Diagro sempre focou muito no rebanho bovino e bubalino, mas hoje estamos focando, também, no pescado.

A costa pesqueira do Amapá é gigante e o governo estadual quer dar uma atenção especial a esse mercado”, justificou o diretor-presidente Renato Ribeiro.Paralelo ao controle da produção em cativeiro, a Diagro prevê fortalecer as inspeções em barreiras sanitárias em vias de circulação de veículos, a exemplo do posto de fiscalização na BR-210, que funciona 24 horas. Além disso, também receberão atenção especial, as indústrias com selo de certificado estadual. Nesse caso, é verificado o procedimento de manipulação do produto.

Fonte: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2017/02/no-ap-criacoes-de-peixes-em-cativeiro-passarao-por-inspecao-sanitaria.html



Boletín de noticias


Design Publications

Contenido

Servicios en línea

Redes sociales

Otras publicaciones